Festival Criança e Natureza

Dentro do Festival Cultivar exite uma programação especialmente dedicada às crianças para promover a ampliar o contato e vivências junto à natureza é o

FESTIVAL CRIANÇA E NATUREZA

 

O Festival Criança e Natureza faz parte da programação do Cultivar, e da mesma maneira que as ações promovidas pelo Instituto Árvores Vivas – realizador do evento – sempre existe o cuidado em desenvolver ações direcionadas especialmente para o público infantil e juvenil. Por isso a programação foi pensada para garantir oportunidades para que as crianças tenham experiências reais junto à natureza, mesmo em um ambiente altamente urbanizado como a cidade de São Paulo. Isso é fundamental para estimular o cuidado, preservação e conservação assim como fortalecer o reconhecimento da diversidade edesenvolvimento da cultura ambiental.

As atividades, todas gratuitas, acontecem em parques, hortas e outros espaços da cidade, e promovem a curiosidade, investigação, apreciação, experimentação, ampliação de repertório e estímulo multissensorial, incentivando um desenvolvimento mais harmônico, equilibrado e saudável. Em 2005 o jornalista e escritor Richard Lov levantou a hipótese da síndrome de déficit de natureza,  (Nature Deficit Disorder), que pode levar a uma ampla gama de problemas de comportamento. Um mal que afeta milhares de crianças em uma sociedade que apresenta muitas oportunidades de entretenimento diante de uma tela ou entre quatro paredes.

Populações urbanizadas desenvolveram um alto grau de fragmentação natural, tornando-se amplamente desconectadas de referências dos ambientes naturais pouco modificados pelo homem, perdendo até mesmo o referencial de origem natural dos produtos consumidos e também a condição ambiental natural necessária para a vida humana e todos os seres. As atividades promovidas pelo Festival Criança e Natureza reafirmam o compromisso de fomentar, cuidar e resguardar a saúde e bem-estar da nossa sociedade e do nosso meio ambiente saudável.

São atividades que permitem o desenvolvimento de experiências multisensoriais, o encontro com referências mais diversas do que as possíveis em um ambiente isolado de um apartamento, shopping ou sala de aula. Além disso promove a construção de uma sociedade mais saudável com maior capacidade criativa e maior repertório.

Trackbacks

  1. Festival Cultivar permite experimentação da natureza mesmo em ambientes urbanos | Catraquinha

Deixar um comentário

You must be logged in to post a comment.