Blog

CULTIVAR CICLOS PROMOVE PALESTRAS INSPIRADORAS

Atividade, que faz parte do 6º Festival Cultivar, busca instigar novas perspectivas e a reflexão sobre temas ambientais

No próximo sábado, 12 de setembro, pessoas de diversas áreas compartilham seus saberes no Cultivar Ciclos. São palestras que abordam diversos temas ambientais em perspectivas inspiradoras e que nos fazem pensar questões conhecidas sob novos ângulos.

Este ano o Ciclos acontece no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura da Avenida Paulista. Um dos palestrantes é o geógrafo Luis Antonio Bittar Venturi, da USP, que abordará o tema água. Venturi esteve na Síria entre 2010 e 2011 desenvolvendo um pós-doutorado na Universidade de Damasco, sobre recursos hídricos, com foco na bacia do Rio Eufrates e na produção de água em usinas dessalinizadoras. O geógrafo apresenta uma visão contundente sobre a questão da água no Brasil e no mundo e propõe uma revisão de conceitos.

André Victor Lucci Freitas, do Departamento de Biologia Animal da Universidade de Campinas, estará também no Ciclos. Freitas é especialista em borboletas, atuando nas áreas de sistemática, evolução e conservação, e colaborador em diversos projetos de pesquisa tratando de assuntos ligados à ecologia e diversidade de borboletas.  É colaborador do ICMBio num amplo projeto focando na conservação dos lepidópteros ameaçados de extinção no Brasil.

Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP, abordará saúde e qualidade de vida na cidade. Médico patologista, é um dos maiores especialistas do mundo em poluição atmosférica. Saldiva tem realizado importantes pesquisas e avaliado aspectos sociais, econômicos e políticos relacionados com a melhoria da qualidade do ar na cidade de São Paulo.

A quarta participante do Ciclos é Kayna Agostini, que abordará o tema polinização. Doutora em Biologia Vegetal pela Unicamp, tem experiência na área de biologia vegetal e ecologia, com ênfase em polinização e reprodução de plantas. É revisora de revistas nacionais e internacionais e professora na Universidade Federal de São Carlos.

Durante a realização do Cultivar Ciclos acontecerá também a entrega do Prêmio Jequitibá de Relevância em Pesquisa, que seleciona os melhores trabalhos de iniciação científica com objetivo de fomentar a pesquisa na área ambiental, colocando em evidência a relação da humanidade com a natureza nas mais diversas áreas de estudo.

O Cultivar Ciclos acontece das 9h às 12h30. Inscrições pelo link https://goo.gl/YsKzaw

O 6º Festival Cultivar é uma realização do Instituto Árvores Vivas, e é possível graças ao Programa de Apoio à Cultura (ProAC), do Governo do Estado de São ‘Paulo, com patrocínio da Rodonaves e da AES Eletropaulo, produção executiva da Origem Produções e apoio da Envolverde Comunicação. Todas as atividades são gratuitas. A programação completa pode ser acessada por este link: http://goo.gl/2lhNS9

12/09 (sábado)

Cultivar Ciclos + Prêmio Jequitibá de Relevância em Pesquisa

Local: Teatro Eva Herz – Livraria Cultura – Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista 2073

Horário: 9h às 12h

Inscrições: http://goo.gl/2lhNS9

 

 

 

 

 

Deixar um comentário

You must be logged in to post a comment.