02 May

8 Dicas para comer mais saudável

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Continuamos com as dicas saudáveis que ajudam a melhorar os seus hábitos e tornar mais fácil a mudança para uma alimentação saudável e equilibrada.
As tentações estão por todas partes e ao tentar alterar sua dieta, parece que ainda mais!
Neste ponto é quando eu apareço para te dar uma mão e mostrar-te alguns truquitos que se facilitem as coisas.


1. Consumir menos Açúcar!


Consumir muito açúcar e, na maioria das vezes nem sequer somos conscientes de que o fazemos…


A recomendação geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de não ultrapassar os 25g de açúcar ou o que é o mesmo para que se faça uma idéia, 6 cubos de açúcar. Pouquinho de verdade? Sobre tudo depois de ver a quantidade de açúcar que têm muitas das coisas que você come diariamente.


Agora te mostro algumas fotos para que tome consciência de todo o açúcar que consumimos..


Este pote pequeno de molho de tomate (300g) contém 45g de açúcar. Perfeitamente um adulto poderia comê-lo inteiro em uma refeição. Desta forma, já superou em quase o dobro o consumo de açúcar diário.



O típico chocolate em pó que se dá às crianças é puro açúcar! por cada 100g 77g são açúcar.



Os sucos de frutas ou sucos que muitas vezes nos tentam vender como naturais, desintoxicação, biológicos… não deixam de ser produtos processados carregados de açúcar. Este, por exemplo, de 500ml, contém 45g de açúcar. Tomando apenas esta garrafa, já passámos também em quase o dobro.



Como você pode ver, é muito fácil gastar com o açúcar. Assim, o melhor é não adicioná-lo às nossas comidas e bebidas, mas também olhar os rótulos dos alimentos que compramos e olhar para o açúcar, que levam.


2. Comer alimentos não transformados


Quanto menos alimentos processados consumas, você garante que o que você come, não contém açúcar adicionado e, certamente, menos aditivos.


3. Veja as vantagens e desvantagens de comer de forma saudável


Clique em um papel em duas colunas. Na primeira, escreve as coisas que ganarías comendo mais saudável. Exemplo. Perder peso, ganhar saúde, mover-se melhor, evitar consumir medicação. Prevenir doenças, etc …


Na segunda coluna os benefícios de comer coisas pouco saudáveis… Visualiza as duas colunas e reflita. É uma forma visual que te ajuda.


4. Faça uma lista de compras


Organizar a sua compra, de antemão, te ajuda a não ir ao supermercado e arrasar com tudo o que encontra em seu caminho. Que não costumam ser coisas muito saudáveis por certo… Um consejito. Vê-lo com o estômago cheio. Quando vamos a um supermercado com fome compramos mais coisas que precisamos e surpresa! costumam estar cheias de açúcar e gordura!


5. Opções para melhorar minha saúde


A foto que tiver abaixo, selecione as condutas que poderiam melhorar a sua alimentação



6. Use o método do prato


Para evitar comer em excesso, pode usar o método do prato.



7. Reduz o consumo de sal


Reduz tudo o que possa o consumo de sal. Desta forma vai se sentir como seu corpo começa a eliminar líquidos. Além disso, evitar ter problemas de tensão arterial alta e prevendrás muitas doenças.


8. Seduz o seu cérebro com a alimentação saudável


A maioria da informação que chega ao nosso cérebro, em geral, de forma inconsciente através de estímulos captados através de nossos sentidos e estes são capazes de alterar a nossa percepção das coisas e a nossa conduta. Por esta razão, devemos treinar o nosso cérebro e ensinar-lhe que a alimentação saudável é deliciosa e não traz muitos benefícios. Temos que cuidar da apresentação dos pratos, que a nível do paladar e olfativo nos surpreender. Usa diversas especiarias, combinando alimentos, que aumentam e realçam o sabor, implementando técnicas de cozimento diversas e transformando o momento de comer em um verdadeiro ato de prazer e não de uma forma mecânica de nutrir o seu corpo.

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